12.000 anos de história – Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul

O documentário a seguir, é destinado ao grande público e conta numa linguagem simples a história de pesquisas no estado do Rio Grande do Sul e contextualiza a pré-história local a partir de 12.000 anos atrás.

O documentário é um dos resultados de um projeto vencedor de um edital da Petrobras e da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), e conta com entrevistas da Dra. Silvia Moehlecke Cope (UFRGS), Dr. Pedro Ignácio Schmitz (IAP-UNISINOS), Dr. Rafael Guedes Milheira (UFPel), Dr. Alberto Tavares Duarte de Oliveira (FAPA), Dr. Klaus Hilbert (PUC RS), Fernanda Bordin Tocchetto (MJJF) e Dr. Arno Alvarez Kern (PUC RS).

A produção foi de Emilio Caio Ferasso, Marcus Vinicius Carvalho Pinto, Leonardo Moreira, Tiago Moreira, Ana Luiza Koehler e Silvia Cope, através da AbsolutA Filmes e LTM Vídeo.

“‘12.000 Anos de História’ retorna no tempo e nos mostra a origem daqueles que foram os primeiros que viveram no Rio Grande do Sul. Através de um extenso trabalho de pesquisa de mais de duas décadas, da professora drª Silvia Moehlecke Copé, nasceu uma exposição que resultou nesta obra documental. A obra resgata as nossas origens e, baseada em pesquisa de diversos profissionais da arqueologia, mostra quem somos e como o nosso estado se desenvolveu. Uma história contada em 40 minutos de forma educativa, clara e moderna. Aceite nosso convite, volte ao passado e descubra as nossas origens.”

5 comentários

  1. Documentário excelente!
    Eu tive o privilégio de visitar a exposição no Museu da UFRGS e tenho o catálogo impresso…maaravilhoso!
    Existe alguma forma de salvar, para eu poder levar para a escola, onde não tem internet?
    Agradecida.
    Eva

    • Como o documentário é disponibilizado no YouTube, você pode usar ferramentas online que fazem o download de vídeo do YouTube de forma gratuita. Só buscar por “baixar vídeos YouTube” que você encontrará algumas opções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *