Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

[Edital] 01 vaga para arqueólogo na Prefeitura de Joinville, SC

A Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ) lançou edital para diversos cargos públicos. Entre eles está o cargo de arqueólogo, uma vaga. A validade do concurso é de dois anos.

Inscrições abertas até as 17h do dia 11 de julho de 2014.

Taxa de inscrição: R$ 57,29

As inscrições são realizadas pelo site do concurso: www.sociesc.org.br/concursos

Carga horária de trabalho: 220 horas por mês.

Salário (vencimento base): R$ 3.436,93.

Descrição do trabalho: É responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa arqueológica, pelo processamento de curadoria do acervo arqueológico, pela elaboração de relatórios técnicos e científicos e pela identificação de sítios, visando compreender e divulgar os diversos processos de ocupação humana do município e região, bem como pelo acompanhamento dos licenciamentos ambientais do município.

Pré-requisitos: Ensino Superior, ou Especialização, em Arqueologia.

(obs: Não haverá prova de títulos! Também não haverá prova discursiva.)

Data prevista da prova objetiva: 24 de Agosto de 2014. No entanto, o inscrito deverá acompanhar pelo site a confirmação das datas das provas.

Prova objetiva de conhecimentos gerais (15 questões):

LÍNGUA PORTUGUESA – 6 Questões:
Compreensão e interpretação de texto(s); Coesão e coerência textuais; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Flexão nominal e verbal; Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação; Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Emprego da crase; Pontuação; Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo; Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento nominal;
Redação Oficial: formas de tratamento, tipos de discursos, introdução a assuntos preestabelecidos, correspondência oficial.
MATEMÁTICA – 6 Questões: Números inteiros: operações e propriedades; Números racionais: representação fracionária e
decimal: operações e propriedades; Razão e proporção; Porcentagem; Regra de três simples e composta; Juros simples e compostos; Equação de 1º e de 2º grau; Resolução de sistemas de equações de 1º e 2º grau; Equação exponencial; Função do 1º grau, 2º grau e exponencial; Logaritmo; Progressão aritmética e progressão geométrica; Teoria Geral dos Conjuntos; Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Raciocínio Lógico; Resolução de Situações-Problema; Geometria; Trigonometria.
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – 3 Questões:
Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança, esportes, educação e ecologia e das diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro. Atualidades: principais acontecimentos nacionais e regionais abordados nos diferentes veículos de comunicação.

Prova objetiva de conhecimentos específicos (15 questões): Arqueologia pré-colonial no Brasil e pré-colombiana nas Américas. Arqueologia colonial, arqueologia “histórica”, urbana e arqueologia contemporânea. Culturas arqueológicas e sítios arqueológicos: tipos, características, ameaças e conservação. Arqueologia marítima, costeira e de outros ambientes aquáticos e subaquáticos. Datação de materiais arqueológicos: métodos, técnicas e processos. Legislação e regulação do acesso ao patrimônio arqueológico, órgãos e agências executoras da política de patrimônio arqueológico. Trabalho de campo em arqueologia e legislação regulatória. Relatórios e laudos arqueológicos: etapas da pesquisa arqueológica. Museus de arqueologia e arqueologia em museus: registro, documentação, guarda, conservação e extroversão de acervos. Arqueologia e paisagens: paisagens arqueológicas e arqueologia da paisagem.

Prova prática: Consistirá na análise de objetos arqueológicos.

Para acessar o edital completo CLIQUE AQUI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 12/06/2014 por em Editais / Concursos.
%d blogueiros gostam disto: