Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

A Estátua de Madeira Mais Antiga no Mundo

Atualização: A estátua foi datada através do método de espectrometria de massa, resultando numa data de 11,000 anos.

Fonte: Siberian Times

————————————————————————————

Texto de Kate Baklitskaya:

Duas vezes mais antiga que as pirâmides egípcias, as amostras do Shigir Idol foram enviados para a Alemanha para testes.

Foto: Constantin Voutsen

Este exemplo antigo da criatividade humana foi recuperado em janeiro de 1890 perto de Kirovgrad (Rússia), mas ainda há incerteza sobre a sua idade, e acredita-se que possui cerca de 9.500 anos de idade. Feito de lariço de 159 anos de idade, ele é coberto com símbolos do Mesolítico que ainda não são decodificados. Possui cerca de 2,8 metros de altura, parece ter sete faces. Ele foi protegido ao longo dos milênios por uma camada de quatro metros de turfa no sítio de uma mina de ouro a céu aberto.

Atualmente guardada no Museu de História de Yekaterinburg, a falta de financiamento até agora tem impedido o teste adequado para a idade deste tesouro dos Montes Urais. Recentemente, cientistas alemães garantiram uma bolsa com propósito de fornecer uma datação nos próximos anos.

Desenho do Shigir Idol e seu simbolos. Foto: V. Tolmachev, Ura.ru

“Não há esculturas antiga como essa em toda a Europa. Estudar este ídolo é um sonho se tornado realidade”, disse o professor Thomas Terberger, do Departamento de Patrimônio Cultural da Baixa Saxônia.

Shigir Idol lower part

Foto: V. Tolmachev, Ura.ru

Uwe Hoysner, do Instituto Arqueológico de Berlim, disse: “O ídolo é esculpido em larício, que, como se vê pelos anéis anuais, possuía pelo menos 159 anos de idade [quando foi esculpido]. As amostras selecionadas contêm informações importantes sobre os isótopos que correspondem ao momento em que a árvore cresceu“.

Foto: Ura.ru, Constantin Voutsen

Mikhail Zhilin, professor do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, disse: “Esta é uma escultura única, como em nenhum outro lugar do mundo. O Shigir Idol é ao mesmo tempo muito vívido, e muito complexo. Os ornamentos, que cobrem o ídolo, são as informações criptografadas do conhecimento que as pessoas transmitiram​​”.

Foto: Ura.ru, Constantin Voutsen

As amostras utilizadas para os testes foram retiradas em 1997.

FONTE: Siberian Times

Anúncios

Um comentário em “A Estátua de Madeira Mais Antiga no Mundo

  1. Thomas J. Schrage
    03/07/2014

    uai. meu comentário anterior não foi?

    bem.
    Estranho essa demora. Aqui, 9500 e uma estátua dessa, seria o achado da vida de muitos arqueólogos.

    Você sabe se dá para datar diretamente esta madeira?
    A turfa (MO dela) é impossível de se datar. Em ambiente tropical já não é uma forma muito aceitável, imagina em climas temperados…. a reciclagem deve ser muito grande… Os sedimentos quartzsosos e lenhosos menores imagino também que se movimente muito dentro de uma turfa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/06/2014 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: