Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Livros para quem se interessa pelo Egito Antigo

Texto de Márcia Jamille

Embora não exista uma cadeira para a Egiptologia no Brasil — e dada a frágil união que existe entre os estudiosos da antiguidade egípcia no país é pouco provável que isto ocorra tão cedo — usualmente recebo muitas mensagens de pessoas interessadas em saber quais livros seriam relevantes para aqueles indivíduos preocupados em entender o Egito Antigo academicamente e não somente no campo da curiosidade.

Estranhamente eu nunca escrevi sobre esse assunto aqui no Arqueologia e Pré-História, embora através dos formulários de contato do Arqueologia Egípcia eu seja mensalmente bombardeada com dúvidas acerca.

Atendendo pedidos gravei, acredito que no início deste ano (2014), um vídeo com cinco indicações de livros que seriam convenientes para os interessados no assunto terem uma primeira aproximação. Segue abaixo a filmagem e seguidamente está um resumo dos mesmos materiais citados:

O Egito Antigo

Fugindo das abordagens convencionais do Egito Antigo, que costumam apresentá-lo como um mundo encantado de pirâmides mágicas, este livro analisa diretamente as estruturas econômico-sociais e a história política da civilização egípcia. O estudo desses 2700 anos de estabilidade em língua, organização social e política, é desmitificador além de ser imprescindível para o entendimento do estágio intermediário entre uma organização tribal e uma sociedade de classes, regulada pelo Estado. (via Skoob)

Egiptomania – O Egito no Brasil

‘Egiptomania’ mostra que após seis mil anos, a civilização egípcia continua viva ao redor do mundo, inclusive no Brasil. O livro é uma coletânea de textos que mostram que não é preciso ir às margens do Nilo para reencontrar o fascínio da civilização egípcia. Ao trazer aspectos como a arquitetura, o carnaval, a poesia, as festas, os obeliscos, entre outras coisas, os autores dos textos buscam identificar, no Brasil, marcas que comprovem a influência egípcia em nosso cotidiano.(via Skoob)

Egito Antigo

Os mistérios que envolvem o Egito Antigo surpreendem os historiadores até hoje: como, em menos de dois milênios, a civilização egípcia, um povo de caçadores, pescadores e coletores, se transformou em um dos primeiros Estados do mundo? Este livro apresenta, com base nas últimas pesquisas, os grandes períodos da época faraônica e revela curiosidades como a origem do termo “faraó” e quem foi o criador da escrita hieroglífica. Também analisa a política interna e externa dos reinados dos principais soberanos e oferece ao leitor meios para compreender as particularidades desta civilização que nasceu e prosperou às margens do rio Nilo. (via Skoob) – Escrevi uma resenha. Clique aqui para ler.

História do Egito Antigo

Escrever uma História do Egito dos faraós não apresenta mais, nos nossos dias, o aspecto aventureiro que tal tentativa ainda conservava na virada do século XX. Diante dos progressos técnicos, novos métodos de trabalho provocaram a mudança do pensamento dos pesquisadores, e surgiu a ideia de que um caco de cerâmica pode ter um peso tão grande no entender um fato quanto um grão de pólen ou um fragmento de papiro. A partir desta multiplicação das fontes, o historiador vê-se obrigado a abrir seu método a diversas disciplinas. (via Livraria Cultura) – Escrevi uma resenha. Clique aqui para ler.

 

Anúncios

Sobre Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 06/09/2014 por em Vídeos e marcado , .
%d blogueiros gostam disto: