Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Curso de difusão: Introdução à Bioarqueologia, com Dr. Pedro da Glória (LEEH-IB-USP)

Atualização de status: Vagas esgotadas!

Pois é, caros leitores e colegas. As vagas para este curso acabaram em tempo recorde! Eram 30 vagas, e mais de 50 pessoas já encaminharam e-mails tentando se inscrever. Existe a possibilidade de algumas pessoas participarem apenas como ouvintes, ou seja, sem direito a certificado no final do curso. No entanto, isso dependerá do tamanho da sala de aula onde ocorrerá o curso. O professor Dr. Pedro da Glória espera poder oferecer o curso novamente em 2016.

————————————————–

O Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP) oferece no mês de fevereiro de 2015 o curso Introdução à bioarqueologia, com o Dr. Pedro Totora da Glória. O curso é gratuito e qualquer pessoa interessada poderá se inscrever.

Sem título

 

Carga horária: 20 horas

Data: 2 a 6 de fevereiro de 2015 (segunda à sexta, todos os dias)

Horário: 14h às 18h

Professor: Dr. Pedro da Glória

Vagas: 30

Inscrição: Entre em contato com o professor Dr. Pedro da Glória através do e-mail da-gloria@ib.usp.br, e peça pelo formulário de inscrição.

Descrição do curso:

O objetivo do curso é transmitir aos alunos os princípios básicos da bioarqueologia, incluindo áreas de estudo, métodos, modelos interpretativos e estudos de caso no Brasil. Este curso visa despertar o interesse e conscientizar o aluno sobre a relevância do campo da bioarqueologia no Brasil.

O número de pesquisadores em bioarqueologia é bastante reduzido no Brasil, ao mesmo tempo que é uma área muito relevante para o entendimento de comportamento de populações do passado. Além disso, a bioarqueologia integra diferentes disciplinas tais como arqueologia, antropologia e biologia, fazendo-se relevante para um número amplo de pessoas. Por fim, o campo da bioarqueologia tem tido uma inserção grande na mídia brasileira, como exemplificado pela ampla cobertura jornalística das descobertas arqueológicas feitas em Lagoa Santa. Essa grande visibilidade demanda um curso de difusão na área.   

Este curso aborda os princípios da bioarqueologia, que é uma disciplina que enfatiza o componente biológico humano do registro arqueológico, buscando entender aspectos bioculturais de populações do passado. A primeira aula consiste na definição da disciplina, incluindo um breve histórico de seu surgimento e um panorama das áreas de estudo envolvidas. A segunda aula versa sobre estudos com morfologia craniana e dental, que visam caracterizar a história e a estrutura de populações do passado. A terceira aula aborda o entendimento de aspectos simbólicos e rituais de sociedades do passado, usando padrões funerários e marcadores esqueletais de identidade. A quarta aula discorre sobre a saúde e o estilo de vida de populações pretéritas, usando marcadores esqueletais resultantes de aspectos tão diversos como saúde bucal e violência interpessoal. Esses trabalhos são interpretados usando um modelo que distingue populações caçadoras-coletoras de agricultoras. A quinta aula aborda, no primeiro momento, métodos moleculares de análise do esqueleto, tais como isótopos estáveis e DNA antigo. Como fechamento do curso, serão mencionadas formas inovadoras na bioarqueologia usando experimentos laboratoriais e estudando populações vivas. Este curso usará estudos de caso de populações pré-históricas brasileiras, tais como os primeiros habitantes de Lagoa Santa e os sambaquieiros da costa, uma vez que essas regiões apresentam bastante ênfase na integração de conhecimentos de biologia esqueletal e de arqueologia.

Para saber mais sobre o professor, confira a entrevista realizada pelo Arqueologia em Ação CLICANDO AQUI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 03/11/2014 por em Cursos.
%d blogueiros gostam disto: