Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

3ª Reunião da SAB Centro-Oeste (27/04-01/05 – Chapada dos Guimarães, MT)

SAB CO

A 3ª Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Núcleo Centro-Oeste (SAB-CO) ocorrerá no primeiro semestre de 2015 na cidade turística Chapada dos Guimarães, no Mato-Grosso. Este congresso terá como tema “Arqueologia e Etnoarqueologia: troca de saberes sobre ocupações, ambientes, teorias e práticas”.

A Terceira Reunião da Sociedade de Arqueologia da Regional Centro Oeste tem o objetivo de discutir, consolidar e difundir o conhecimento científico de síntese e produzido no período; levantar e discutir questões comuns da região Centro-Oeste e nacionais, oportunizar opções de formação aos graduandos em arqueologia, debater e vivenciar praticas relevantes da arqueologia e proporcionar o encontro de alunos, profissionais e indígenas para uma troca de experiências. Nesta reunião o conceito de pesquisador será entendido de forma mais abrangente, para incluir os indígenas, o que proporcionará um contexto ampliado de visão de mundo e para as discussões. Assim, buscamos uma forma espontânea e lúdica de interagir e além das atividades tradicionais como palestra, simpósio, mesa redonda, comunicação e banner, daremos especial ênfase à etnoarqueologia e em formatos que permitam a interação por meio de fóruns, oficinas e dinâmicas. Desta forma visamos propiciar o enriquecimento de saberes e olhares dos especialistas com a cultura de diferentes etnias, cujos representantes estarão conosco durante todo o evento.

Esta SAB CO desenvolverá as seguintes atividades: fórum sobre etnoarqueologia, oficina de cerâmica com os Waurá,
atividade de campo sobre a arqueologia da paisagem, também com acadêmicos e indígenas, minicurso sobre tecnotipologia lítica, com dinâmicas educativas sobre coleções líticas do centro-oeste. Serão também discutidos temas sobre o Pantanal, as Chapadas dos Guimarães e dos Parecis, a arqueologia histórica e gestão de patrimônio. A conferencia publica de abertura será de Eric Boëda, o qual também estará em todas as demais atividades e no mini curso. Uma oportunidade imperdível para quem quer se aproximar ou reciclar nestas regiões e especialidades!

Quem chegar um dia antes, aproveitara o encontro dos encontros, no qual poderá interagir e realizar atividades juntamente com um número maior de etnias, que estão reunidas para o VIII Encontro Indígena do Museu de Pré História Casa Dom Aquino. No dia 26 de abril serão desenvolvidas atividades sobre culinária, canto, dança, pintura corporal, contação de mitos e conversas sobre astrologia e outros conhecimentos.

Data: 27 de abril até 01 de maio de 2015

Local: Chapada dos Guimarães, MT (A abertura será realizada em Cuiabá, no Museu Dom Aquino)

Comissão organizadora: Suzana Hirooka, M. Lucia Pardi, Gislaine V. Lima Tedesco, e Héllen Carvalho, Sibele Viana e José Luís Peixoto

Para mais informações clique nos links abaixo para abrir as circulares já divulgadas:

1ª Circular

2ª Circular

3ª Circular

Confira também o nosso Calendário de Eventos em Arqueologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 16/12/2014 por em Eventos.
%d blogueiros gostam disto: