Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Sulcos em dentes de Neandertal sugerem divisão de trabalho entre os sexos

tooth3-800x533

Maxila Neandertal. Imagem: CSIC

Um estudo, no qual foram analisados 99 dentes incisivos e caninos de 19 indivíduos neandertais de três sítios diferentes (El Sidrón, nas Astúrias – Espanha, L’Hortus na França, e Spy na Bélgica), revela que os sulcos dentais presentes em fósseis femininos seguem um padrão similar, mas são diferentes daquele encontrado nos masculinos.

Essa é uma das principais conclusões alcançadas por um estudo empreendido pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), e publicado no Journal of Human Evolution.

 Diferentes tarefas

Análises revelam que todos os indivíduos neandertais, independentemente da idade, tinham sulcos dentais. De acordo com Antonio Rosas, pesquisador do CSIC no Spanish National Museum of Natural Sciences:

“o que nós descobrimos agora é que os sulcos nos dentes de mulheres adultas são mais longos do que aqueles encontrados em homens adultos. Portanto, supomos que as tarefas realizadas fossem diferentes”.

Os machos também apresentam um maior número de incisões no esmalte e dentina das áreas superiores, enquanto que nas fêmeas elas aparecem nas partes inferiores.

spy

Entrada da caverna de Spy. Imagem: Krocat/Wikimedia (CC BY-SA 3.0)

Atividades separadas incertas

Ainda não está claro quais atividades devem correspondido às mulheres e quais aos homens, mas usando exemplos das sociedades caçadoras-coletoras modernas, as mulheres devem ter sido responsáveis pela preparação de peles e confecção de peças de vestuário.

Almudena Estalrrich, pesquisadora do CSIC no Spanish National Museum of Natural Sciences, adiciona: “Contudo, nós acreditamos que a especialização do trabalho pelo sexo dos indivíduos foi provavelmente limitada a algumas tarefas, assim como é possível que ambos os homens e mulheres tenham participado igualmente na caça de grandes animais“.

Rosas conclui: “Até agora, nós pensamos que a divisão sexual do trabalho fosse típica de sociedades sapiens, mas aparentemente isso não é verdade“.

Fonte/traduzido de: Past Horizons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 20/02/2015 por em Artigos, Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: