Texto de divulgação escrito por Luis Felipe Freire, Fernanda Libório e Cristiane Amarante
Quarta palestra do Projeto Contextos Live, organizado pela equipe da Contextos Arqueologia.
O objetivo da Contextos Live é a ruptura das barreiras formais de transmissão do conhecimento arqueológico, buscando ao máximo aproximar os diferentes públicos aos dados e conhecimentos produzidos diariamente por nós, enquanto empresa de Arqueologia (setor comercial – licenciamento arqueológico) e acadêmicos.
Essa quarta edição traz a Ma. Cristiane Eugênia Amarante. Nesta palestra discutiremos: o que aproxima a Educação da Arqueologia?
Para tanto, buscaremos compreender a questão por meio de discussão teórica e estudos de caso. A Arqueologia e a Educação são ciências que dialogam por motivos diversos. A causa mais evidente é a necessidade de divulgação da ciência arqueológica por meio da educação, e essa situação existe bem antes das imposições legais. Os museus de arqueologia há muito promovem ações educativas criando um espaço de diálogo e troca com o público. Hora os arqueólogos se aproximam dos não acadêmicos tentando explicar seus motivos e práticas, hora os não acadêmicos exigem uma maior compreensão da ciência que tanto se interessa por seus territórios, seus cemitérios, seus quintais.
A partir de 2002, por exigência da Portaria nº 230 do Iphan, a chamada educação patrimonial passou a fazer parte dos licenciamentos ambientais criando um campo vasto de possibilidades e tensões. Hoje, a Instrução Normativa nº1 de 2015, trás novas diretrizes, e, portanto, novos desafios a serem enfrentados.
Entrem, fiquem a vontade, façam questionamentos e aproveitem ao máximo essa experiência. As perguntas podem ser enviadas através do chat desse vídeo. O vídeo ficará disponível online após a palestra.
Em breve, mais palestras para vocês.
Mais informações:
www.facebook.com/arqueologiacontextos
www.contextosarqueologia.com.br
Contato: contextos.arqueologia@gmail.com
Lattes de Cristiane Amarante: http://lattes.cnpq.br/4885087276828966