Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Sítio Escola Scientia 2015

INTRODUÇÃO

A Scientia Consultoria Científica tem o prazer de divulgar o programa SÍTIO ESCOLA SCIENTIA 2015, com duração de dois meses, a ser realizado em Altamira, Pará, entre 13 de julho e 05 de setembro de 2015. O programa terá a participação de professores convidados de várias instituições nacionais e internacionais.

O programa, voltado principalmente para alunos da graduação e pós-graduação, tem como principal objetivo a formação inicial de estudantes e pesquisadores na área de arqueologia por meio de atividades teóricas e práticas de campo relacionadas à arqueologia amazônica, e escavação de sítios arqueológicos em um contexto de arqueologia consultiva.

O sítio escola será coordenado por pesquisadores da Scientia e auxiliado por técnicos da Scientia, com participação de pesquisadores convidados. Aos sábados haverá aulas expositivas e o restante da semana, de segunda-feira a sexta-feira, será dedicado às aulas práticas de trabalho de campo. As aulas expositivas serão ministradas por pesquisadores da Scientia, professores e pesquisadores convidados de outras instituições de ensino e pesquisa do país e internacional.

OBJETIVOS DO SÍTIO ESCOLA

O principal objetivo do SÍTIO ESCOLA SCIENTIA 2015 é o de dar oportunidades aos estudantes de adquirir e/ou aprimorar conhecimento teórico e prático na área de arqueologia através da participação efetiva de um projeto de pesquisa de campo. Três eixos temáticos serão foco deste sítio escola, a saber: sítios de Terra Preta Antropogênica, Sepultamentos Humanos e Gravuras Rupestres.

Os estudantes irão aprender técnicas básicas de prospecção intra-sítio, escavação, e registro necessários para execução de trabalho de campo. Os tópicos a serem abordados incluem estratégias de prospecção intra-sítio e escavação, estratigrafia, topografia, coleta de amostras de solo, técnicas e registro de escavação de sepultamentos, registro de gravuras rupestres e feições de polimento, além de técnicas de flotação de sedimento.

As atividades de campo dar-se-ão associadas às pesquisas em andamento na área da UHE Belo Monte, no médio curso do rio Xingu, município de Altamira, Pará. Essas incluem, entre outras, topografia e delimitação de sítios arqueológicos, estratégias para averiguar distribuição espacial intra-sítio dos vestígios arqueológicos e variações sedimentares em sub-superfície, definição de estratégias para escavações teste e de superfície ampla, técnicas de escavação e registro arqueológico e estratigráfico, documentação, coleta de amostras de solo, descrição estratigráfica, técnicas de escavação e registro de sepultamentos humanos. Nos meses de julho e agosto estarão sendo escavados sítios que apresentam Terra Preta Antropogênica com ocupações associadas a sociedades ceramistas, assim como sítios mais antigos, associados a sociedades forrageiras que iniciaram a ocupação da região no início do período do holoceno, há dez mil anos atrás. Também estaremos realizando um trabalho de registro e documentação de gravuras rupestres e polidores que se encontram em pedrais ao longo do rio Xingu.

REQUISITOS

O aluno que pleitear uma vaga no SÍTIO ESCOLA SCIENTIA 2015 tem de estar inscrito em um curso, de preferência de arqueologia, na graduação ou pós-graduação. Para aluno da graduação não há pré-requisito quanto à experiência prévia de trabalho de campo. Já para aluno de pós-graduação espera-se que tenha experiência prévia em trabalhos de campo. O tempo mínimo de permanência é 30 dias.

CUSTOS, TRANSPORTE E ALOJAMENTO

O projeto oferecerá aos participantes selecionados: alojamento, alimentação e deslocamento diário (hotel-sítio-hotel) durante o período do sítio-escola, assim como um auxílio financeiro, de acordo com a titulação. Eventuais gastos adicionais ficam por conta dos participantes.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever no curso, enviar uma carta descrevendo seus interesses em arqueologia, um CV com nome, endereço, telefone, e-mail; e uma carta de recomendação. Indicar no momento da candidatura a preferência pelo período de permanência. A data final para inscrições é: 26/JUNHO/2015.

Inscrições devem ser enviadas para:

Renato Kipnis
Rua Professor Campos Almeida, 75, 05591-045 –  São Paulo -SP

Ou podem ser enviadas por email para: rkipnis@scientiaconsultoria.com.br

No caso de inscrições por e-mail solicitar ao pesquisador que irá fornecer a carta de recomendação para enviá-la diretamente para o endereço eletrônico acima.

O recebimento das inscrições via correio ou e-mail será confirmado em poucos dias; no caso de não receber confirmação até o dia 29 de Junho, entrar em contato com:

Renato Kipnis – (11) 3721-3491

FONTE: SAB, via e-mail

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 15/06/2015 por em Sítio Escola.
%d blogueiros gostam disto: