Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Projeto Salivar disponibilizará tratamento odontológico a comunidades carentes. Saiba como ajudar e receber recompensas.

Por JuCa

Sem título

O Projeto Salivar é coordenado pelo Dr. Rodrigo Elias Oliveira, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) da Universidade de São Paulo (USP). Rodrigo defendeu seu doutorado sobre a análise dentária de esqueletos arqueológicos de San Pedro de Atacama, no Chile. Rodrigo, que é dentista de formação e profissão, busca apoio para um novo projeto, que também prestará atendimento odontológico a comunidades carentes na Amazônia e a voluntários em São Paulo.

O projeto Salivar foi criado com o objetivo de compreender a influência que nossa alimentação tem sobre a saúde de nossa boca, tanto dos dentes como da gengiva. O projeto já foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP e foi registrado na Plataforma Brasil – Governo Federal. Estes são “selos de qualidade” que aprovam a seriedade e importância de um projeto de pesquisa, atestando também a ausência de risco à saúde dos voluntários e que estes serão beneficiados pelo tratamento odontológico proposto no projeto“, diz Rodrigo Oliveira

Você pode apoiar o projeto de duas maneiras, divididas por etapas.

1ª etapa: APOIO

Você pode apoiar o projeto através de doações na página do projeto no Catarse. Todos os apoiadores receberão, em troca, recompensas. Estas recompensas podem ser desde chaveiros, bottoms, adesivos, ecobags, camisetas e até mesmo viagem para o famoso sítio arqueológico Lapa do Santo, em Matozinhos, Minas Gerais (incluindo as despesas de passagem aérea e hospedagem!!!). Quer saber mais sobre como apoiar? Veja o link abaixo, e confira as informações sobre a importância do projeto e as recompensas:

PARA APOIAR O PROJETO CLIQUE AQUI!

2ª etapa: VOLUNTÁRIOS

Os voluntários serão acompanhados por 2 anos, recebendo atendimento odontológico periodontal e básico grátis durante todo o projeto, na Faculdade de Odontologia da USP. Para esta pesquisa, serão necessários voluntários que mantenham dietas dos tipos onívoraspseudo-vegetariana, ovolactovegetariana, vegana, e dietas livre de glúten, ou seja, quase todas!!!

Para se voluntariar, você deve enviar um e-mail para:

 projetosalivar@gmail.com

Para saber mais sobre o projeto e os benefícios do atendimento em comunidades ribeirinhas da Amazônia e de voluntários em São Paulo, assista aos vídeos do projeto abaixo. Eles são curtinhos, e valem muito a pena!

Para saber mais, confira os links abaixo:

Página oficial do Projeto Salivar

Matéria do Projeto Salivar no portal vegano Vista-se

Entrevista com Dr. Rodrigo Elias Oliveira para o “Arqueologia em Ação”, sobre suas pesquisas em Antropologia Dentária em contexto arqueológico

Entrevista com Dr. Rodrigo Elias Oliveira para o “Fala Doutor”, sobre sua pesquisa de doutorado em populações arqueológicas de San Pedro do Atacama

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 24/11/2015 por em Participação em pesquisas, Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: