Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

MAE-UFPR recebe exposição “Re-Tratos da Rua” em Paranaguá

Exposição é fruto da construção do olhar fotográfico de populações invisíveis.

Sem título

Exposição surgiu de projeto que busca resgatar a autoestima de pessoas em tratamento, em busca uma nova visão de mundo a partir do olhar que a fotografia permite. Na foto, participantes do projeto. Foto: Douglas fróis / Divulgação.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) inaugura em sua Sede Histórica em Paranaguá no dia 17 de junho, às 15h30min, a exposição “Re-Tratos da Rua”. Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, com apoio do Ministério da Saúde, com objetivo de promover, através da fotografia, a inclusão social das pessoas em tratamento pelo uso de álcool e outras drogas, buscando promover cidadania, protagonismo e autonomia de seus participantes.

Dessa forma, invertendo a abordagem típica de outros projetos fotográficos (que em geral procuram retratar grupos sociais a partir do olhar de um observador externo), o projeto “Re-Tratos da Rua” promoveu, entre outubro de 2014 e maio de 2015, oficinas de fotografia para as pessoas atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). O trabalho resultou em uma série de retratos que mostram o ponto de vista individual de cada participante sobre os dramas e o universo que os cercam.

Para isso, foi realizada uma oficina planejada para que os autores das fotografias da exposição pudessem eles mesmos produzirem imagens com referencial técnico-profissional adequado, focada principalmente no desenvolvimento da criatividade e da autonomia dos participantes. De acordo com Douglas Fróis, um dos ministrantes da oficina, “durante os encontros, os aspectos técnicos da fotografia – tais como noções básicas de foco, exposição, composição, movimento e cor – foram apresentados como ferramentas a serviço da criatividade, permitindo que cada participante pudesse descobrir e desenvolver seu olhar fotográfico”.

Os realizadores do projeto notaram também, após a realização do projeto, não só uma evolução em relação ao aprendizado dos participantes, mas também uma “reflexão e produção de arte que teve como conseqüência a melhora da auto-estima e, para alguns, a ressignificação de suas histórias, pela revisita a afetos e memórias”. De acordo com a coordenadora do Re-tratos, a psicóloga Patrícia Folly, a “intenção é registrar o olhar deles e tirá-los da invisibilidade. A oficina não funcionou como um curso técnico, mas como um projeto terapêutico. Se algum deles tiver interesse em se profissionalizar, podemos incentivá-los e ajudá-los a procurar um curso técnico posteriormente”.

A exposição “Re-Tratos da Rua” esteve desde março de 2015 instalada em diferentes eventos e espaços culturais, como no Casarão da UPE (União Paranaense dos Estudantes), na Prefeitura de Curitiba no Dia da Luta Antimanicomial e em congressos relacionados ao tema da Saúde Mental, e deverá permanecer no MAE-UFPR até julho de 2016.

Serviço:
Exposição “Re-Tratos da Rua”
Data: De 17 de junho de 2016 (inauguração às 15h30min) a 17 de julho de 2016.
Local: Sede Histórica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá – PR
Aberta de terça a domingo, das 8h às 20h.
Mais Informações: (41) 3721-1200 (Paranaguá) / (41) 3313-2042 (Curitiba)

Informações para a Imprensa:
Quem entrevistar:

  • Douglas Cleverson Fróis, ministrante da oficina e servidor do MAE-UFPR. Agendar com a Secretaria do MAE, pelos telefones (41) 3313-2042 / (41) 3313-2045, de Segunda à Sexta (exceto Feriados) das 9h às 17h.
  • Participantes do Projeto: entrar em contato através do Centro de Convivência Matriz. Fone (41)3363-3483.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 03/06/2016 por em Exposições, Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: