Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Expedição Parque Nacional Serra da Capivara

Texto: Projeto Expedição Serra da Capivara

Vamos pro Piauí ajudar a preservar um Patrimônio da Humanidade que corre perigo?

Em 2009 o Parque Nacional da Serra da Capivara parou de receber dinheiro através de compensações ambientais de grandes empresas, como a Vale e a Petrobrás, quando foi criado um fundo em Brasília para o recolhimento das mesmas. Os patrocínios também se esgotaram e agora o parque passa por uma série crise financeira.

Inspirados pelos criadores das páginas Somos Todos Capivaras e S.O.S Serra da Capivara, nos mobilizamos para criação desse projeto. Nosso objetivo é oferecer mão de obra qualificada sem custos para a re-estruturação desse patrimônio histórico e ambiental.

Quem somos?

Somos um grupo pequeno, originalmente de ex-alunos do Colégio Santa Cruz, de São Paulo e atuais universitários. Na oitava série viajamos para o Parque Nacional da Serra da Capivara com a escola e nos apaixonamos. Quando descobrimos a crítica situação do parque através dos alunos atuais do colégio, organizados no grupos Somos Todos Capivaras, resolvemos nos mobilizar.
Algumas semanas depois começou a corrida contra o tempo! Com o lançamento da página no facebook apareceram interessados de vários estados do Brasil que passaram a integrar nossa organização. Atualmente somos sete organizadores apoiados por uma rede maior de colaboradores.

Nossa rede é composta majoritariamente por estudantes universitários, mas também contamos com profissionais formados e professores. Somos alunos da USP, FGV, PUC São Paulo e Rio de Janeiro, Faculdade Cásper Líbero, IFPI, UFPI, UNIVASF, IFMA, UFMT entre outras.

Conforme nos aprofundamos na questão descobrimos a necessidade de um trabalho contínuo. A expedição será, portanto, o início de um projeto de longo prazo.

Qual nosso objetivo?

Oferecer mão de obra qualificada e sem custos para desenvolver e aplicar soluções para as necessidades de curto e longo prazo do parque. Tudo está sendo planejado com pessoas locais e a diretoria da FUMDHAM, entidade que coadministra o parque e com o IPHAN de São Raimundo Nonato.

Quando?

A Expedição será realizada entre os dias 11 e 31 de julho de 2016. Serão 20 dias de trabalho divido por equipes. Os voluntários passaram em média uma semana no Parque, podendo ficar mais dias dependendo da complexidade da tarefa que realizará e da disponibilidade de acomodação. É importante ressaltar que precisaremos de muita ajuda à distância, então se você não pode viajar nem trabalhar conosco em julho, não desista! Manda um inbox  no Facebook explicando quando está disponível e qual sua área!

Página no Facebook: https://www.facebook.com/expedicaoserradacapivara

Para saber mais: Expedição Serra da Capivara

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 23/06/2016 por em Eventos, Projetos.
%d blogueiros gostam disto: