Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Seminário Nacional de Tecnologia Lítica ocorre em Setembro em Goiânia

Sem título

A concepção do Seminário Nacional de Tecnologia Lítica vem da necessidade de ampliar e reforçar os estudos de tecnologia lítica no Brasil. Uma vez que se entende o importante papel dos artefatos líticos no aclaramento de diversas questões que permeiam a pré-história brasileira, torna-se claro a importância de se comunicar, desenvolver e sedimentar abordagens científicas voltadas para essa materialidade específica.

Entendemos que a realização do Seminário Nacional de Tecnologia Lítica, tendo sua primeira edição na PUC Goiás, fomentará o debate acerca deste tema, propiciando um ambiente para troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores de diferentes níveis de formação acadêmica, em especial graduandos e pós-graduandos.

Esta edição do evento é organizada por especialistas da PUC Goiás/IGPA, em cooperação científica com especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Rio Grande.

PERÍODO E LOCAL

O Seminário Nacional de Tecnologia Lítica ocorrerá entre os dias 05 a 09 de setembro de 2016, com carga horária de 42 h. Será realizado nas dependências do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

PÚBLICO ALVO

O número de vagas é restrito a 20 pessoas. O evento estará direcionado principalmente a estudantes em diferentes níveis de formação acadêmica e que desenvolvam pesquisas na área de Tecnologia Lítica pré-histórica.

– Para o nível de graduação serão oferecidas 5 vagas, exige-se que estes participantes estejam desenvolvendo trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou Iniciação Científica, contemplando as problemáticas relativas à Tecnologia Lítica.

– Para o nível de pós-graduação serão oferecidas 5 vagas para estudantes de mestrado e 5
vagas para de doutorado. Exige-se que estejam desenvolvendo pesquisas na área.

– Para os professores/pesquisadores ligados a instituições de ensino superior estão previstas 5 vagas.

Os participantes serão selecionados pelos organizadores, tendo por base carta de motivação e um resumo do projeto/plano de pesquisa.

OBJETIVO

O Seminário objetiva criar um espaço de trocas e aprendizado entre estudantes, pesquisadores e professores sobre a Tecnologia Lítica pré-histórica em desenvolvimento nas diferentes regiões do Brasil. Contaremos com atividades práticas de análise e lascamento com o objetivo de entender melhor os métodos e as técnicas envolvidas na produção dos instrumentos arqueológicos. O número de vagas é restrito a 20 pessoas. O evento estará direcionado principalmente a estudantes em diferentes níveis de formação acadêmica e que desenvolvam pesquisas na área de Tecnologia Lítica pré-histórica.

PROGRAMAÇÃO

Sem título.jpg

INSCRIÇÃO

O evento será realizado na PUC Goiás, de 05 a 09 de setembro de 2016. O prazo para as inscrições foi prorrogado para até o dia 12/08/2016, elas estarão condicionadas a emissão de uma carta de motivação e resumo do projeto/plano de pesquisa, que serão analisados pela comissão organizadora. Realizar a inscrição através do endereço: seminarionacionaldetecnologialitica@hotmail.com

A confirmação da inscrição será enviada por e-mail até dia 16/08/16.

Os participantes terão 15 minutos para apresentação de sua pesquisa e outros 15 minutos abertos para discussão.

Hospedagem:

A cidade de Goiânia dispõe de uma ampla rede de hotéis e albergues. Entre eles enviamos algumas dicas mais próximas ao local do evento:

(*) – valores máximos de R$ 100,00

Organização:

  • Dra. Sibeli Aparecida Viana/PUC Goiás
  • Dra. Maria Jacqueline Rodet /UFMG
  • Dra. Maria Farias Glaucy / FURG
  • Me. Marcos Paulo de Melo Ramos/PUC Goiás

Realização:

  • Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (IGPA-PUC GO)

Organização:

  • IGPA;
  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade Federal de Rio Grande.

Financiadores:

  • FAPEG
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/06/2016 por em Eventos.
%d blogueiros gostam disto: