Por que as crianças e os jovens devem conhecer Arqueologia?

Texto por Cristiane Eugênia Amarante

Imagem1
Oficina de Arqueologia para Crianças, Santos, SP (2014). Imagem: Carlos Abelha.

A resposta a essa pergunta poderia ser “para que tenhamos mais arqueólogos no futuro!”. Embora esta seja uma das respostas, existem outras que devem ser analisadas.

Arqueologia ainda é uma ciência desconhecida pela maior parte das pessoas. Então, uma outra resposta à essa pergunta é “para que muitas pessoas conheçam o patrimônio arqueológico e sua importância no presente e no futuro”.

Quanto mais pessoas conhecerem sobre o valor cultural desses bens, que são de todos, melhor será para sua conservação ao longo do tempo, começando agora.

As crianças e jovens podem fazer muito pelo patrimônio arqueológico no presente. Ainda mais hoje, com a facilidade em utilizar a internet tanto para conhecer coisas, como para divulgar. Eles têm a possibilidade de levantar bandeiras e promover ações em conjunto.

Outra questão, essa sim pensando no futuro é que, essas crianças e jovens ocuparão diferentes lugares na sociedade, e poderão, cada uma a seu modo, em suas profissões e militâncias, agir para que o patrimônio arqueológico seja preservado, reconhecido e valorizado.

Voltando às respostas, temos ainda uma que muito me agrada “para desfrutar das reflexões que a Arqueologia nos permite fazer sobre nós e sobre a sociedade”.

Ao conhecer melhor nosso patrimônio arqueológico descobrimos sobre nós mesmos, sobre a nossa identidade e nosso passado. E para além disso, aprendemos como pessoas diferentes, de outros tempos e culturas, viveram e resolveram problemas parecidos com os nossos, de formas diversas.

A Arqueologia tem o poder de despertar o debate sobre o respeito às diferenças. Este se conduzido de forma crítica, tem a capacidade de servir de elemento importante na construção de um mundo mais justo e igualitário!

Esse papel é nosso como arqueólogos. É nosso como educadores. É nosso como sujeitos sociais.

Cristiane Eugênia Amarante
Arqueóloga – Historiadora – Pedagoga

2 comentários

  1. Ora nem mais eu penso a mesma coisa, e tenho a mesma opinião que você! A arqueologia é fantástica e interessante, não haja dúvida.

    Uma tema interessante que deve ser debatido.

    Saudações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *