Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Por que as crianças e os jovens devem conhecer Arqueologia?

Texto por Cristiane Eugênia Amarante

Imagem1

Oficina de Arqueologia para Crianças, Santos, SP (2014). Imagem: Carlos Abelha.

A resposta a essa pergunta poderia ser “para que tenhamos mais arqueólogos no futuro!”. Embora esta seja uma das respostas, existem outras que devem ser analisadas.

Arqueologia ainda é uma ciência desconhecida pela maior parte das pessoas. Então, uma outra resposta à essa pergunta é “para que muitas pessoas conheçam o patrimônio arqueológico e sua importância no presente e no futuro”.

Quanto mais pessoas conhecerem sobre o valor cultural desses bens, que são de todos, melhor será para sua conservação ao longo do tempo, começando agora.

As crianças e jovens podem fazer muito pelo patrimônio arqueológico no presente. Ainda mais hoje, com a facilidade em utilizar a internet tanto para conhecer coisas, como para divulgar. Eles têm a possibilidade de levantar bandeiras e promover ações em conjunto.

Outra questão, essa sim pensando no futuro é que, essas crianças e jovens ocuparão diferentes lugares na sociedade, e poderão, cada uma a seu modo, em suas profissões e militâncias, agir para que o patrimônio arqueológico seja preservado, reconhecido e valorizado.

Voltando às respostas, temos ainda uma que muito me agrada “para desfrutar das reflexões que a Arqueologia nos permite fazer sobre nós e sobre a sociedade”.

Ao conhecer melhor nosso patrimônio arqueológico descobrimos sobre nós mesmos, sobre a nossa identidade e nosso passado. E para além disso, aprendemos como pessoas diferentes, de outros tempos e culturas, viveram e resolveram problemas parecidos com os nossos, de formas diversas.

A Arqueologia tem o poder de despertar o debate sobre o respeito às diferenças. Este se conduzido de forma crítica, tem a capacidade de servir de elemento importante na construção de um mundo mais justo e igualitário!

Esse papel é nosso como arqueólogos. É nosso como educadores. É nosso como sujeitos sociais.

Cristiane Eugênia Amarante
Arqueóloga – Historiadora – Pedagoga

Anúncios

2 comentários em “Por que as crianças e os jovens devem conhecer Arqueologia?

  1. João Abreu
    15/09/2016

    Ora nem mais eu penso a mesma coisa, e tenho a mesma opinião que você! A arqueologia é fantástica e interessante, não haja dúvida.

    Uma tema interessante que deve ser debatido.

    Saudações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14/08/2016 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: