Esta no ar mais um episódio especial do Arqueologia em Ação!
André Prous é um arqueólogo (pré-historiador) francês. Possui três graduações pela Université de Poitiers (França), sendo elas em Letras, História e História da Arte. Possui mestrado em história pela mesma universidade, e doutorado em Pré-História pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (França).
Nesta entrevista Prous fala sobre sua formação, sua vinda para o Brasil; sua pesquisa com estatuetas zoomórfas no Sul do Brasil e Uruguai; sobre o tempo em que lecionou na Universidade de São Paulo; a orientação de Annette Laming-Emperaire e as pesquisas em Lagoa Santa; as diferenças da arqueologia brasileira dos anos 70 para a arqueologia brasileira atual; um resumo da história dos 40 anos do Setor de Arqueologia do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais; e as motivações por trás de seus livros mais conhecidos. Prous também deixa uma mensagem para os futuro arqueólogos.
Neste Episódio Especial mais uma parte da história da Arqueologia Brasileira é contada.
Esta entrevista foi filmada no dia 19 de Outubro de 2016, nas dependências do Museu de História Natural e Jardim Botânico, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Produção:
João Carlos Moreno de Sousa (JuCa) – Câmera, edição, roteiro
Letícia Dutra – Entrevista, roteiro
Gabriela Sartori Mingatos – Câmera
Letícia Correa – Auxílio Técnico, fotografias
Parabéns professor pelos comentários pertinentes a esse câncer chamado de “Arqueologia de Contrato”. Acumulo de material em reservas técnicas e nada mais. Quanto ao IPHAN, me parece que o daqui do Amazonas esta mais à serviço de “empreendedores” do que pra fazer seu verdadeiro trabalho que é o de proteger e promover a salvaguarda da Cultura Material Brasileira.