Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

V Semana Internacional de Arqueologia dos discentes do MAE-USP (Maio de 2017)

  A V Semana Internacional de Arqueologia – Discentes MAE-USP dá continuidade aos encontros bianuais promovidos desde 2007, convidando os e as colegas para discutir temas atuais da arqueologia, promovendo debates sobre teorias, métodos e políticas públicas. Inicialmente um encontro entre discentes do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo para promover maior interação entre suas pesquisas, o evento foi crescendo, se internacionalizando e ampliando as modalidades de inscrição, o número de palestrantes, o apoio à vinda de discentes de outras instituições.

       Esta edição do evento, que ocorrerá durante os dias 08 a 12 de maio de 2017 na Universidade de São Paulo, será norteada pelos novos caminhos da disciplina arqueológica no século XXI, seus desdobramentos teóricos, seu engajamento na vida pública e suas inovações técnicas e metodológicas. Refletindo sobre os (des)caminhos da Arqueologia e do que se convém denominar “patrimônio arqueológico”, trazemos como premissa a renovação dos agentes da prática arqueológica (profissionais e seus interlocutores), das leis e formas de gestão e fruição da cultura material e imaterial, e das abordagens para sua identificação, análise, interpretação e divulgação. A Arqueologia, mais do que nunca, é uma disciplina voltada ao presente.

sem-titulo Nossa conhecida avestruz toma a forma de pintura rupestre, chamando a atenção para as ameaças ao patrimônio arqueológico e, consequentemente, às memórias e identidades neles representados. Os sítios arqueológicos, considerados patrimônios da União, legalmente contam com proteção especial, entretanto, esta não é a realidade dos milhares de sítios espalhados pelo território nacional que tem a sua integridade física ameaçada tanto pelo crescimento desorganizado do território, quanto por empreendimentos particulares e por saques. O que vemos nos últimos anos é o Estado, em parceria com setores privados, desrespeitar suas próprias leis e premissas de preservação do patrimônio, da dignidade e dos direitos humanos. Relembramos com a pintura rupestre um dos mais conhecidos sítios arqueológicos no Brasil, que a despeito do reconhecimento internacional pela UNESCO tem passado por enormes dificuldades para sua preservação e abertura ao público: o Parque Nacional da Serra da Capivara.

       Como em todas as edições, tentamos promover um encontro onde o protagonismo esteja voltado aos alunos e alunas, da pós-graduação e também da graduação. Em um encontro democrático e aberto, o único objetivo é ouvir e ser ouvido! A todos(as) os(as) discentes, pesquisadores(as), professores(as) e demais profissionais, sintam-se convidados(as) a participarem de mais uma Semana de Arqueologia!

Inscrições de trabalhos até dia 17 de Março.

Mais informações no Site do Evento ou na Página do Evento no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 11/12/2016 por em Eventos.
%d blogueiros gostam disto: