Lucas Troncoso (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), Ângelos Corrêa (UFPI) e Paulo Zanettini (Zanettini Arqueologia) publicaram recentemente no novo periódico internacional de divulgação científica Palaeoindian Archaeology, a pesquisa que vem sendo realizada atualmente no sítio Caetetuba, na região de São Manuel, estado de São Paulo.
O sítio arqueológico em questão foi descoberto recentemente e foram obtidas datações calibradas entre 11 mil e 9 mil anos atrás, o que o coloca entre os sítios com ocupações de caçadores-coletores mais antigos no interior de São Paulo.
O sítio foi encontrado durante as atividades de uma pesquisa de arqueologia preventiva para expansão da Usina Açucareira São Manoel S/A. Outros treze sítios arqueológicos foram encontrados durante a execução do projeto, mas apenas o sítio Caetetuba é tão antigo. Dentre os achados na escavação estão as lesmas (raspadores multifuncionais alongados) e pontas bifaciais (pontas de flecha e lança) ambas feitas sobre rocha.
Os autores concluíram que o sítio em questão possui uma extrema relevância para o entendimentos dos primeiros grupo humanos brasileiros, uma vez que seus achados estão relacionados a mais de uma unidade cultural arqueológica. No entanto, uma análise mais aprofundada sobre estes vestígios ainda precisa ser feita. Os autores ainda apontam que há necessidade de um maior aprofundamento entre as informações obtidas pelas pesquisas acadêmicas e as pesquisas privadas (de arqueologia preventiva) no interior paulista, principalmente porque poucos sítios tão antigos assim no estado de São Paulo já foram encontrados.
O artigo completo em língua portuguesa pode ser acessado clicando no link abaixo: