Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Sítio de 11 mil anos de idade com presença de lesmas e pontas líticas é encontrado em São Manuel,Estado de São Paulo

Lucas Troncoso (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), Ângelos Corrêa (UFPI) e Paulo Zanettini (Zanettini Arqueologia) publicaram recentemente no novo periódico internacional de divulgação científica Palaeoindian Archaeology, a pesquisa que vem sendo realizada atualmente no sítio Caetetuba, na região de São Manuel, estado de São Paulo.

Figura_1.jpg

O sítio arqueológico em questão foi descoberto recentemente e foram obtidas  datações calibradas entre 11 mil e 9 mil anos atrás, o que o coloca entre os sítios com ocupações de caçadores-coletores mais antigos no interior de São Paulo.

Figura_6.jpg

Lesmas encontradas no sítio Caetetuba. Crédito da imagem: Zanettini Arqueologia

O sítio foi encontrado durante as atividades de uma pesquisa de arqueologia preventiva para expansão da Usina Açucareira São Manoel S/A. Outros treze sítios arqueológicos foram encontrados durante a execução do projeto, mas apenas o sítio Caetetuba é tão antigo. Dentre os achados na escavação estão as lesmas (raspadores multifuncionais alongados) e pontas bifaciais (pontas de flecha e lança) ambas feitas sobre rocha.

Figura_7.JPG

Pontas bifaciais encontradas no sítio Caetetuba. Crédito da imagem: Zanettini Arqueologia.

Os autores concluíram que o sítio em questão possui uma extrema relevância para o entendimentos dos primeiros grupo humanos brasileiros, uma vez que seus achados estão relacionados a mais de uma unidade cultural arqueológica. No entanto, uma análise mais aprofundada sobre estes vestígios ainda precisa ser feita. Os autores ainda apontam que há necessidade de um maior aprofundamento entre as informações obtidas pelas pesquisas acadêmicas e as pesquisas privadas (de arqueologia preventiva) no interior paulista, principalmente porque poucos sítios tão antigos assim no estado de São Paulo já foram encontrados.

O artigo completo em língua portuguesa pode ser acessado clicando no link abaixo:

Troncoso, L. P. S.; Correa A. A. & Zanettini, P. E. 2016. Paleoíndios em São Paulo: nota a respeito do sítio Caetetuba, município de São Manuel, SP. Palaeoindian Archaeology, 1 (1): 50-71.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 07/01/2017 por em Artigos, Reportagens.

Siga-nos no Facebook, e acesse mais conteúdo

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: