Durante a construção da Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), uma competente equipe de arqueólogos desempenhou um trabalho de extrema importância na descoberta e na conservação de um riquíssimo material arqueológico localizado às margens do rio.
Neste dia 26 de julho, quando se comemora o Dia Nacional do Arqueólogo, a Santo Antônio Energia parabeniza esses profissionais pelo trabalho que desempenharam ao identificar 58 sítios, sendo 43 pré-coloniais e 15 históricos, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia. Dentre os materiais encontrados, estão vasos de cerâmica, machadinhas e adornos produzidos por indígenas, além de vários instrumentos trazidos de países como Inglaterra e Estados Unidos no período da construção da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Em razão do grande número de peças localizadas, o trabalho de reconstituição, conservação e catalogação desses materiais continua sendo realizado mesmo nesta nova fase em que se encontra a Hidrelétrica, de geração plena de energia.
Durante o estudo da área antes da construção da usina, esse material foi descoberto e passou a ser coletado. Com os trabalhos foram resgatados 10 sítios no canteiro de obras e 14 dentro da área do reservatório.
Também foram encontrados objetos em 157 locais isolados. Ao todo, são mais de 294 mil fragmentos cerâmicos, 80 mil líticos e 71 mil históricos. As peças se encontram hoje em um centro permanente de estudos, em Porto Velho.