Falece o arqueólogo professor Emílio Fogaça

É com pesar que notificamos o falecimento do professor doutor Emílio Fogaça. Emílio nasceu no Rio de Janeiro, se formou em História da Arte pela Université de Paris X, Nanterre em 1987, se tornou mestre em Etnologia (Especializada em Pré-História) em 1988 pela mesma universidade, e realizou seu doutorado em História (com linha de pesquisa em Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001).

Lecionou e orientou muitos alunos na Universidade Federal de Minas Gerais, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e na Universidade Federal de Sergipe onde se aposentou.

Se destacam suas pesquisas tecnológicas sobre algumas das primeiras indústria líticas brasileiras, atualmente associadas à Tradição Itaparica. Era também um dos poucos arqueólogos brasileiros com experiência em arqueologia experimental, mais especificamente na produção de artefatos de pedra lascada.

Emílio era fumante, sofria de problemas graves de saúde em seus últimos anos, e faleceu no último dia 13 de Outubro devido a complicações pulmonares.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s