O vencedor do concurso “Neandertal, nosso irmão” já foi escolhido! As respostas mais apreciadas pelos membros do site foi a do Francisco Abrahão Gonzaga. Veja abaixo as respostas dele:
1) Por que é importante sabermos da história dos Neandertais e sua relação com os Homo sapiens?
R: Porque se trata, em última análise, da história da humanidade. Nos últimos anos, as mais recentes pesquisas sobre a história da “extinção” do Homem de Neanderthal vêm pondo em xeque os paradigmas que até então se aceitavam sobre ele, sugerindo fortemente que houve miscigenação entre o Sapiens e o Neanderthal no contexto de ocupação da Eurásia. Portanto, conhecer a história deste contato é fundamental para conhecermos a nós mesmos.
Por que eu mereço ganhar uma cópia do livro?
R: Porque, enquanto estudante de arqueologia, tenho muito interesse em mergulhar no assunto através dessa publicação, que sem dúvida é o que há de mais recente e interessante sendo dito sobre. Sem dúvida, é uma lacuna que todos nós devemos preencher.
A equipe do Grupo Autentica e da Editora Vestígio já encaminharam o livro para o vencedor!
Se você também deseja adquirir o livro, ele está disponível em diversas livrarias brasileiras, e pode ser comprado pela internet. Confira os locais e sites de venda CLICANDO AQUI.
Sobre o livro
Romeu e Julieta em versão pré-histórica… Foi assim que, em 2013, a imprensa saudou a grande descoberta da pesquisadora Silvana Condemi: a identificação do primeiro osso pertencente a um mestiço de pai sapiens e mãe neandertal. A genética tinha anunciado, e a paleoantropologia confirmou: Homo neanderthalensis e Homo sapiens misturaram suas culturas, mas também seus genes, no mesmo território europeu – e isso por mais de 5.000 anos.
Mas, então, quem é o homem de Neandertal? Um macaco ou um ruivo de pele clara? Um carniceiro ou um caçador genial que dominava a linguagem e reverenciava seus mortos? É possível que ele ainda esteja entre nós?
Transformada radicalmente pela irrupção de métodos inéditos, nossa pré-história se reescreve muito rápido, trazendo enormes surpresas. Nesta investigação apaixonante, os autores traçam o retrato mais atual de nosso estranho ancestral, passando em revista as diversas hipóteses sobre seu suposto desaparecimento. Com isso, reabrem a questão de nosso “êxito” evolutivo, tendo em vista a terrível marca que deixamos sobre tudo aquilo que nos rodeia.
A novidade deste livro é conseguir estabelecer conexões entre o ambiente, o corpo e a cultura neandertal, com raro esmero. – Revista Sciences Humaines
Com um texto ao mesmo tempo claro e cientificamente preciso, ilustrado pelo artista Benoît Clarys, a paleoantropóloga Silvana Condemi e o jornalista científico François Savatier retratam de maneira fiel e benevolente nosso primo de evolução. – Hominidés.com
Abaixo você pode conferir uma prévia do livro, incluindo a introdução e o primeiro capítulo:
Sobre os autores do livro
Silvana Condemi: É paleoantropóloga, professora e pesquisadora no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França). Conduz suas pesquisas sobre os neandertais e nossos ancestrais sapiens na Universidade de Aix-Marseille.
François Savatier: É jornalista da revista Pour la Science, onde publica matérias principalmente sobre a pré-história.