Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Vencedor do concurso cultural “Neandertal, Nosso irmão”

Sem título

O vencedor do concurso “Neandertal, nosso irmão” já foi escolhido! As respostas mais apreciadas pelos membros do site foi a do Francisco Abrahão Gonzaga. Veja abaixo as respostas dele:

1) Por que é importante sabermos da história dos Neandertais e sua relação com os Homo sapiens?

R: Porque se trata, em última análise, da história da humanidade. Nos últimos anos, as mais recentes pesquisas sobre a história da “extinção” do Homem de Neanderthal vêm pondo em xeque os paradigmas que até então se aceitavam sobre ele, sugerindo fortemente que houve miscigenação entre o Sapiens e o Neanderthal no contexto de ocupação da Eurásia. Portanto, conhecer a história deste contato é fundamental para conhecermos a nós mesmos.

Por que eu mereço ganhar uma cópia do livro?

R: Porque, enquanto estudante de arqueologia, tenho muito interesse em mergulhar no assunto através dessa publicação, que sem dúvida é o que há de mais recente e interessante sendo dito sobre. Sem dúvida, é uma lacuna que todos nós devemos preencher.

A equipe do Grupo Autentica e da Editora Vestígio já encaminharam o livro para o vencedor!

Se você também deseja adquirir o livro, ele está disponível em diversas livrarias brasileiras, e pode ser comprado pela internet. Confira os locais e sites de venda CLICANDO AQUI.

Sobre o livro

Romeu e Julieta em versão pré-histórica… Foi assim que, em 2013, a imprensa saudou a grande descoberta da pesquisadora Silvana Condemi: a identificação do primeiro osso pertencente a um mestiço de pai sapiens e mãe neandertal. A genética tinha anunciado, e a paleoantropologia confirmou: Homo neanderthalensis e Homo sapiens misturaram suas culturas, mas também seus genes, no mesmo território europeu – e isso por mais de 5.000 anos.

Mas, então, quem é o homem de Neandertal? Um macaco ou um ruivo de pele clara? Um carniceiro ou um caçador genial que dominava a linguagem e reverenciava seus mortos? É possível que ele ainda esteja entre nós?

Transformada radicalmente pela irrupção de métodos inéditos, nossa pré-história se reescreve muito rápido, trazendo enormes surpresas. Nesta investigação apaixonante, os autores traçam o retrato mais atual de nosso estranho ancestral, passando em revista as diversas hipóteses sobre seu suposto desaparecimento. Com isso, reabrem a questão de nosso “êxito” evolutivo, tendo em vista a terrível marca que deixamos sobre tudo aquilo que nos rodeia.

A novidade deste livro é conseguir estabelecer conexões entre o ambiente, o corpo e a cultura neandertal, com raro esmero.Revista Sciences Humaines

Com um texto ao mesmo tempo claro e cientificamente preciso, ilustrado pelo artista Benoît Clarys, a paleoantropóloga Silvana Condemi e o jornalista científico François Savatier retratam de maneira fiel e benevolente nosso primo de evolução.  – Hominidés.com

Abaixo você pode conferir uma prévia do livro, incluindo a introdução e o primeiro capítulo:

Sobre os autores do livro

Silvana Condemi: É paleoantropóloga, professora e pesquisadora no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França). Conduz suas pesquisas sobre os neandertais e nossos ancestrais sapiens na Universidade de Aix-Marseille.

François Savatier: É jornalista da revista Pour la Science, onde publica matérias principalmente sobre a pré-história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 06/06/2018 por em Editais / Concursos, Livro, Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: