A Palestra “A Pré-História do Vale do Zarqa: a primeira migração da humanidade”, ministrada pelo prof. Fabio Parenti do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da UFPR – CEPA e do Departamento de Antropologia UFPR, ocorrerá dia 11 de julho (próxima quinta-feira), às 15h, no Museu Paranaense.
A palestra tratará da primeira migração da humanidade, descoberta recente feita entre os anos de 2013 a 2016, na região do vale do Zarqa, Jordânia setentrional. A equipe, formada por brasileiros e italianos, conseguiu datar camadas arqueológicas e paleontológicas de mais de 2 milhões de anos. Esses sítios documentam uma saída dos hominídeos da África em uma data muito mais antiga da normalmente aceita, o que tem implicações importantes sobre a evolução do gênero Homo e sua expansão na Eurásia.
Fabio Parenti é professor de arqueologia pré-histórica na Universidade Federal do Paraná (UFPR) com doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França. Foi presidente do Istituto Italiano di Paleontologia Umana, em Roma. Parenti atua como pesquisador no Brasil, Itália, Jordânia e Marrocos.