Incêndios nos Museus Brasileiros

Museus brasileiros estão pegando fogo e sendo destruídos em meio às chamas.

Fontes das imagens: G1 (Museu Nacional, à esquerda), Divulgação/CBMG (Museu de História Natural da UFMG, à direita acima), G1 (Museu da Língua Portuguesa, direta abaixo).

Por Daniela Ortega

Essa tem sido realidade no Brasil. Dentre incêndios em arquivos, teatros, museus e outras instituições culturais públicas, destacamos os incêndios ocorridos em 2013 no Memorial da América Latina, em 2015 no Museu da Língua Portuguesa, em 2018 no Museu Nacional da UFRJ e agora, em 2020, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG foi recentemente afetado no dia 15 de junho e possui em seu acervo coleções arqueológicas pré-históricas e históricas (ver neste link). 

Qual a importância dos museus?

Um museu é um espaço (físico ou virtual) voltado para a educação e a promoção cultural. Museus podem conter coleções e acervos de objetos e materiais históricos e arqueológicos, de obras artísticas, de livros, de filmes e música, dentre inúmeras formas de memórias individuais (de pessoas da comunidade) e coletivas (de uma comunidade, bairro, cidade ou região). 

Portanto, os museus não apenas reúnem esses acervos culturais, como proporcionam o espaço e condições técnicas para que eles sejam conservados, preservados e divulgados à população. 

Muitos museus possuem laboratórios científicos em que são realizadas pesquisas sobre o próprio acervo, além de que, o acervo de um museu pode ser pesquisado e acessado, dependendo de suas presentes condições de conservação, por exemplo, o que deve ser consultado com cada instituição. 

Além de tudo, um museu é um espaço que pode fomentar e estar disponível para a realização de atividades educativas, culturais, exposições, palestras, aulas, rodas de conversa e demais eventos. São espaços para serem vividos, preenchidos, apropriados e utilizados por todos nós, em prol da educação e da cultura. 

Os museus proporcionam a preservação e o conhecimento de nossa história e cultura, com a valorização de diversos grupos culturais, nossa identidade e a do outro. Dessa forma, museus têm o potencial de nos tornar conscientes, promover o respeito e a compreensão de questões históricas, científicas, culturais, sociais e artísticas, de forma didática e muitas vezes acessível e divertida. 

A Desvalorização de Museus 

Tem sido cada vez mais comuns, por parte de líderes e políticos, os ataques à instituições de ensino, à professores, à livros didáticos e à ciência e à educação. Certos grupos dominantes atacam a educação no intento de impedir que a população tenha consciência histórica e cultural, voz ativa e crítica. 

Os museus e as instituições culturais e de ensino possuem um espaço para manifestar estudos científicos e lógicos, movimentos artísticos, as injustiças históricas e as lutas sociais. A desvalorização e sucateamento de museus “como lugar de coisa velha”, vem de uma tentativa de desinformar a população, de silenciar suas vozes, de causar esquecimento em relação às injustiças sociais, de evitar que esses espaços sejam espaços de poder às comunidades e de luta. Por isso, é preciso resistirmos em defesa da educação e da cultura. 

O que os museus  mencionados têm em comum é o fato de que “não por foi falta de aviso”. Servidores e professores dessas instituições realizaram reclamações formais e até mesmo vaquinhas para que algo fosse feito. Neste exato momento, há instituições reclamando e alertando sobre o perigo de sua destruição.

Como eu posso ajudar?

  1. Frequente os museus próximos a você, traga junto membros de sua família, amigos e estudantes. 
  2. Ajude a divulgar ações, projetos e eventos desses espaços culturais. 
  3. Sempre que houver a oportunidade de conversar com líderes e políticos sobre a preservação dos museus e espaços culturais de sua cidade, cobre posicionamento e ação.
  4. Caso você seja artesão e/ou artista ou professor, proponha atividades culturais a serem realizadas naquele espaço, no museu (se possível), se aproprie daquele lugar! 
  5. Ajude a instituição se puder com alguma doação, ou mesmo com a divulgação de vaquinhas e de eventos para arrecadação de fundos. Divulgue!

Arrecadação de fundos

Museu Nacional da UFRJ:

Caso saiba de outras mobilizações para arrecadação que possamos divulgar, deixe nos comentários que atualizamos no texto.

Fontes:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s