Por Jessica Grant C.
Diversas atividades de arqueologia acontecerão durante a 1ª Jornada do Patrimônio. A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), criou uma programação especial para adultos e crianças neste final de semana.
A ação deixará abertos os principais edifícios históricos tombados pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental) das 9h às 20h, tanto no sábado (12/12) quanto no domingo (13/12). O objetivo é que o evento passe a integrar o calendário anual da cidade, a exemplo das Journées du Patrimoine, que acontecem em Paris desde 1984, e a Open House, de Nova York.
Além de abrir as portas dos mais importantes monumentos arquitetônicos da cidade, a Jornada vai permitir que os visitantes apreciem atrações nesses lugares. No Arquivo Histórico de São Paulo acontecerá no sábado, às 13 horas, uma palestra sobre “Interfaces entre patrimônio, arqueologia e turismo comunitário”. No dia seguinte, no domingo, às 13h40, é a vez das crianças na atividade “Arqueólogos por um dia: um olhar brincante”.
Crianças com pais ou responsáveis poderão participar da oficina lúdica de escavação arqueológica na Casa do Bandeirante, às 10 horas do sábado. No mesmo local, os adultos poderão conversar com arqueólogos às 14h em ambos os dias (Astolfo de Melo Araújo, no dia 12/12, e Paulo Zanettini, no dia 13). Por fim, às 10 horas do domingo ocorrerá uma oficina sobre Arqueologia Urbana para todos os públicos.
Além disto, há vários roteiros de visitação. O Sítio Morrinhos, por exemplo, do início do século XVIII, terá exposições temáticas em arqueologia e visitações nos dois dias, às 9 horas.
Veja mais informações sobre estes e outros roteiros, além dos e-mails para inscrições de alguns, no site do evento:
http://jornadadopatrimonio.com.br/2015/12/09/confira-dos-principais-roteiras/.
Todas as atividades são gratuitas. Mais informações no site:
ou