O Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos (LEEEH) da USP ealizará o lançamento de dois livros no dia 19 de Novembro (sábado). Confira mais informações abaixo.
Lagoa Santa: História das Pesquisas Arqueológicas e Paleontológicas
A região de Lagoa Santa, localizada a cerca de 40 km de Belo Horizonte, tem sido alvo de pesquisas científicas desde o século XIX, quando o naturalista dinamarquês Peter Lund exumou milhares de ossos de animais extintos e de seres humanos antigos nas cavernas da região. Este livro apresenta pela primeira vez uma compilação da história das pesquisas arqueológicas e paleontológicas em Lagoa Santa, discutindo suas implicações e repercussões no cenário científico nacional e internacional. Vinte e dois autores contribuíram neste livro para a discussão dos grandes temas de pesquisa desenvolvidos na região, tais como a origem e o modo de vida dos primeiros americanos, a convivência deles com os grandes mamíferos extintos e o significado das pinturas rupestres dos abrigos de Lagoa Santa.
O livro pode ser comprado no seguinte site: http://www.annablume.com.br/loja/
Como nos tornamos humanos
A evolução é vista pelos biólogos como a base organizadora de todo o conhecimento biológico. Sendo assim, esperar-se-ia que ela tivesse também um papel central no ensino de Biologia e das Ciências, principalmente no Brasil onde os livros didáticos são importantes agentes pedagógicos que orientam fortemente o currículo escolar. Para o nível universitário, o livro Assim Caminhou a Humanidade introduziu esse importante tema de evolução humana. O objetivo deste livro é trazer para o nível fundamental esse assunto de extrema relevância porque as coleções de livros de Ciências aprovadas pelo MEC para o ensino fundamental não utilizam a evolução como linha organizadora e aproveitam pouco o seu potencial pedagógico para discutir a natureza da evolução de forma transversal com outras disciplinas. Por outro lado, a compreensão da vida na terra e as origens da evolução da vida são nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os temas mais importantes. Mas esses temas e teorias evolutivas ainda não representam nos currículos educacionais uma prioridade à altura de sua importância intelectual e de seu potencial para contribuir com as necessidades da sociedade. Esse livro vem preencher uma lacuna importante no ensino da Biologia e das Ciências, além de propiciar o entendimento e o respeito para com a diversidade humana atual.
O livro pode ser adquirido escrevendo uma mensagem para a autora:
Prof. Maria do Carmo Brandão (maria.brandao@upe.br)