Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas acontece no Acre

espinhara_e_solComeçou essa semana o Projeto Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas do Acre. O objetivo do evento é a formação de arqueólogos para o estudo do patrimônio arqueológico do estado. A iniciativa é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), a Universidade Federal do Acre (UFAC), e a comunidade local.

As pesquisas arqueológicas vão acontecer no sítio Sol de Campinas do Acre, no município de Senador Guiomard, e o sítio Espinhara, município de Porto Acre.

O projeto também oferece oficinas de educação patrimonial e visitas guiadas à escavação que está sendo coordenada pelo setor educativo do MAE/USP.

O primeiro módulo Laboratório do projeto, no campus da UFAC, vai até 04 de março de 2015. O objetivo é o treinamento em procedimentos laboratoriais para a continuidade das atividades de formação em arqueologia dos alunos que participaram do sítio-escola Sol de Campinas do Acre, realizado em novembro de 2014.

Os materiais escavados estão sendo estudados em Rio Branco e no Laboratório de Arqueologia dos Trópicos (Arqueotrop) do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Como parte do ciclo de atividades, nos próximos dias 26 de fevereiro e 03 de março vão ser apresentados, em duas palestras, os resultados do Projeto Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas do Acre, e os novos dados sobre a Arqueologia do estado no contexto da Arqueologia da Floresta Tropical.

Serviço:
Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas: a produção de conhecimento e a gestão do patrimônio cultural em um projeto para sítios-escola no estado do Acre
Local:
Biblioteca da Floresta, Travessa Campo do Rio Branco / Rio Branco – AC
Data: 26 de fevereiro de 2015

A Arqueologia do Acre no Contexto da Arqueologia da Floresta Tropical
Local:
Biblioteca da Floresta, Travessa Campo do Rio Branco / Rio Branco – AC
Data: 03 de março de 2015

Fonte: IPHAN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 24/02/2015 por em Reportagens.

Siga-nos no Facebook, e acesse mais conteúdo

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: