É publicado livro sobre o cotidiano da comunidade de senzala de uma fazenda de Campos dos Goytacazes

Por: Geraldo PMJ //Última atualização em 02/11/2019

Foi publicado no dia 23/10, o livro intitulado Arqueologias da Escravidão e Liberdade: Senzalas, cultura material e pós-emancipação na Fazenda do Colégio, Campos dos Goytacazes. O livro apresenta os resultado alcançados até o momento das pesquisas arqueológicas e históricas sobre a comunidade de senzala que viveu no Colégio dos Jesuítas, localizado no município de Campos dos Goytacazes (RJ).

A pesquisa, que contou com financiamentos da Fapemig, Fapesp e CNPq, surgiu do interesse em investigar o cotidiano e a vida material dos grupos escravizados nas plantations da Região Sudeste. De acordo com os organizadores do livro, os fatores que levaram a escolher o Colégio dos Jesuítas como o principal sítio de investigação incluem sua importância histórica regional, a densidade populacional da sua comunidade de senzala, que chegou a contar com cerca de dois mil cativos, e a longevidade de sua ocupação, que remonta a meados do século XVII. E também o fato do Colégio abrigar atualmente o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, o qual guarda um importante acervo documental sobre o norte fluminense, que inclui documentos sobre a própria Fazenda do Colégio. A administração do Arquivo incentivou e deu o apoio logístico necessário às escavações, que ocorreram nos anos de 2012, 2014 e 2016.

O livro, que foi publicado como parte da série Estudos Africanos do Centro de Estudos Africanos – UFMG e publicado pela Editora Brasil Publishing, pode ser adquirido Aqui. A apresentação dos organizadores e o  índice pode ser acessado Aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s