Ferramenta interativa: Ancient Earth

Por: Joseane Salau Ferraz

Já pensou em viajar para o passado e conhecer como era a geologia do lugar de onde você mora e poder acompanhar como o local mudou ao longo do tempo em escala geológica?

Pode ser muito difícil imaginar como estavam dispostos os continentes que conhecemos hoje e se tratando em escala de milhões de anos, isso foge da realidade da escala de tempo humano. Ao longo da história do nosso planeta, os cenários da Terra passaram por muitas transformações e eram totalmente diferentes da forma que conhecemos hoje. Por exemplo, eu moro no Rio Grande do Sul (bem distante do litoral), mas há mais mais de 260 milhões de anos, existia um “mar” continental por aqui e que cobria parte do Estado. Também nessa época, a África ficava muito próxima ao RS. E hoje, os fósseis encontrados nessas regiões, que datam idades semelhantes são muito parecidos, sendo um forte indício que esses locais hoje tão distantes, estavam muito próximos no passado.

Geralmente vemos essas transformações por figuras em livros e na internet. Algo que pode parecer monótono e de difícil compreensão. No entanto, graças aos avanços tecnológicos, podemos passear pelo passado e até visitar o pedacinho de chão que vivemos hoje. A ferramenta Ancient Earth, criado pelo engenheiro Ian Webster, nos permite voltar até 750 milhões de anos e observar as transformações geológicas da história do nosso planeta.

Além de ser uma excelente ferramenta para visitarmos o passado, ela conta com pequenos textos informativos sobre a fauna, flora, clima, Era e o Período geológico correspondente, sendo uma ferramenta muito interessante para ser utilizada por professores e estudantes de todos os níveis de ensino.

Acesse Ancient Earth e divirta-se.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s