Por: Juca
Um artigo científico recém-publicado na revista Scientific Reports Nature informou a descoberta de pequenos resíduos de fibras trançadas, um pedaço de corda, em uma ferramenta de pedra lascada do Paleolítico Médio, relacionada a Neandertais no sudeste da França. O fragmento preservado possui cerca de 6 milímetros.
Até então o registro mais antigo de fibras desse tipo datava de 32 mil anos, na China, e estaria relacionado a um grupo de Homo sapiens. Já o registro feito no sítio ocupado por Neandertais não tem uma datação tão precisa, já que a datação não foi feita diretamente no artefato, mas sim nos níveis de sedimento. Desse modo, sabemos que o achado tem entre 52 mil e 41 mil anos, sendo o mais antigo registro desse tipo de material. Registros como esse são raríssimos, pois todo o conhecimento que a gente tem sobre grupos do paleolítico médio (com raras exceções, como essa) é baseado em materiais como esqueletos humanos, restos esqueletais de animais consumidos, artefatos feitos em osso e, principalmente, artefatos de pedra lascada, que possuem o melhor grau de preservação.
Essa descoberta é importante pois confirma as hipóteses que os arqueólogos tinham de que os Neandertais já dominavam a tecnologia de fabricação de fios e cordas, mas também muito provavelmente produziam cestarias, sacolas e, é claro, roupas. Apesar dos achados, ainda nos resta dúvidas que a arqueologia precisa responder: Teriam então os neandertais inventado as primeiras roupas? E caso tenham sido, quando isso aconteceu?
Para saber mais:
Artigo da Scientific Reports: Hardy, B.L., Moncel, M., Kerfant, C. et al. Direct evidence of Neanderthal fibre technology and its cognitive and behavioral implications. Sci Rep 10, 4889 (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-61839-w
Outras matérias do site:
Quem inventou as roupas? Resposta de uma arqueóloga
A mais antiga indústria óssea está relacionada aos Neandertais na Europa