O registro mais antigo da tecnologia de fibras é dos Neandertais

Por: Juca

Um artigo científico recém-publicado na revista Scientific Reports Nature informou a descoberta de pequenos resíduos de fibras trançadas, um pedaço de corda, em uma ferramenta de pedra lascada do Paleolítico Médio, relacionada a Neandertais no sudeste da França. O fragmento preservado possui cerca de 6 milímetros.

figure3
Imagens tomadas com microscopia eletrônica do fragmento de fibras de corda preservado e encontrado em um artefato de pedra lascada. Fonte: Hardy et al. 2020.

Até então o registro mais antigo de fibras desse tipo datava de 32 mil anos, na China, e estaria relacionado a um grupo de Homo sapiens. Já o registro feito no sítio ocupado por Neandertais não tem uma datação tão precisa, já que a datação não foi feita diretamente no artefato, mas sim nos níveis de sedimento. Desse modo, sabemos que o achado tem entre 52 mil e 41 mil anos, sendo o mais antigo registro desse tipo de material. Registros como esse são raríssimos, pois todo o conhecimento que a gente tem sobre grupos do paleolítico médio (com raras exceções, como essa) é baseado em materiais como esqueletos humanos, restos esqueletais de animais consumidos, artefatos feitos em osso e, principalmente, artefatos de pedra lascada, que possuem o melhor grau de preservação.

figure2
Artefato conhecido como “lasca levallois“, com detalhe para o local onde o fragmento preservado de fibras de corda foi encontrado.

Essa descoberta é importante pois confirma as hipóteses que os arqueólogos tinham de que os Neandertais já dominavam a tecnologia de fabricação de fios e cordas, mas também muito provavelmente produziam cestarias, sacolas e, é claro, roupas. Apesar dos achados, ainda nos resta dúvidas que a arqueologia precisa responder: Teriam então os neandertais inventado as primeiras roupas? E caso tenham sido, quando isso aconteceu?

Para saber mais:

Artigo da Scientific Reports: Hardy, B.L., Moncel, M., Kerfant, C. et al. Direct evidence of Neanderthal fibre technology and its cognitive and behavioral implications. Sci Rep 10, 4889 (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-61839-w

Outras matérias do site:

Quem inventou as roupas? Resposta de uma arqueóloga

Tecnologia lítica microlaminar pode estar relacionada à produção de roupas no final do Pleistoceno na China

A mais antiga indústria óssea está relacionada aos Neandertais na Europa

Por que os neandertais morreram?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s