Sobre nós

O site Arqueologia e Pré-História é voltado à produção de textos de divulgação científica. O site é mantido por uma equipe de profissionais e estudantes que realizam o serviço de forma voluntária desde 2013. Em 2023 o nosso coletivo se vinculou ao Laboratório de Arqueologia e Pré-história Evolutiva e Experimental (LAPEEX), da Universidade Federal do Rio Grande, como um projeto de extensão visando ampliar a atuação de divulgação científica na Arqueologia.. 

Qualquer estudante ou profissional da arqueologia ou paleontologia que queria uma divulgação de sua pesquisa ou de evento da área pode enviar um texto e imagens para o nosso e-mail. Não cobramos para divulgar ciência em nosso site!

Dúvidas, críticas, sugestões, elogios, pedidos e tudo mais que você quiser falar pra gente, você pode entrar em contato conosco através do seguinte e-mail:

arqueologiaeprehistoria@gmail.com

Para saber mais sobre os membros da equipe do Arqueologia e Pré-História basta clicar no nome desejado abaixo.

Administração

Pedro Tolipan- Biólogo e paleontólogo

Victor Guida de Freitas- Bioarqueólogo

Equipe de Arqueologia

Aline Cristina Batista Lima

Cristiane Eugênia Amarante – Arqueóloga

Enrico Dalmas Baggio Di Gregorio- Estudante de arqueologia e paleontologia

Gabriela Sartori Mingatos – Zooarqueóloga / Arqueóloga experimental

Gabriel Baptista Peixoto – Arqueólogo

Gabriel Rocha – Estudante de biologia/paleoantropologia

Geraldo Pereira de Morais Júnior

Janine Carvalho Resende

João Carlos Moreno de Sousa – Arqueolitólogo / Arqueólogo experimental

Luiza Vinhosa Rabelo- Arqueóloga 

Victor Guida de Freitas- Bioarqueólogo

Equipe de Paleontologia

Caio Guedes

Edenilson de Sousa

Enrico Dalmas Baggio Di Gregorio- Estudante de arqueologia e paleontologia

João Lucas da Silva (Coelho Pré-Cambriano) – Biólogo e paleontólogo

Joseane Salau Ferraz – Bióloga e paleontóloga

Mariana Batista da Silva- Bióloga e paleontóloga

Natália Oliveira

Paula Heloísa Santana Resende- Bióloga e paleontóloga

Pedro Tolipan- Biólogo e paleontólogo

Equipe de Mídias

Geórgia Raisa Ramos Albuquerque

Janine Carvalho Resende

Lia Cristina Moraes

Quer fazer parte da equipe e contribuir de alguma forma com o site? Envie um e-mail pra gente falando sobre seu interesse. 🙂

 

31 comentários

  1. Bom dia…meu nome é Marcos estudante de Gestao Ambiental,,,moro em Goiatuba , Goias, e esses dias atras estava eu andando por uma de Cerrado aqui em Goias quando entao me deparei com alguns fósseis que estava soterrado a 60 centimetros no cascalho…só encontrei-os pois a erosão decorrente da chuva os descobriu..

    Se caso alguem interesse pelo assunto, posso enviar fotos,,,Mas pelo formato curioso dos fosseis é de um rétil bem diferente dos ate hoje encontrados,

    Aguardo

    Marcos Naves Vasconcelos

  2. Tenho peça antiga gostaria de mandar fotos pois não sei o que vale. Peça de cobre com deuses em ouro em alto-relevo.

  3. Boa noite
    Aqui na cidade onde moro encontrei alguns fósseis que nunca vi em museu algum
    Se algum arqueólogo ou paleontólogo tiver o interesse de novas descobertas entre em contato.

  4. bom dia , sou brasileiro , e ja deixei um comentario mas estou relatando novamente pois acho interessante, estive na trilha da montanha de machu picchu essa semana e na subida , durante uma parada para descanso , encontrei um buraco onde dentre tem um objeto de ceramica , tirei uma foto , gostaria de saber se e de interesse de algum arqueologo saber a localizacao desse objeto.

  5. Olá boa noite,
    Eu assistir um vídeo no YouTube em que um avião sobrevoa uma área da floresta amazônica na qual da para ver claramente trilhas horizontais e verticais que formam quadrados perfeitos e se percebe claramente que são formações artificiais e eu acho que essa área deve ser analisada se não for por uma expedição que seja por um radar de alta precisão GPR que possa ver o que há abaixo da floresta. Fica então minha dica meu pedido desde já agradeço boa noite!!!

  6. ola me chamo janete gosto muito dos achados no fundo do mar ,do egito,asisto tudo que tem de historia da antiguidade gostaria muito de ser arqueologa,ate voitei a estudar por este motivo,tinha so o primario agora vou completar o ensino medio este ano,apesar que ja tenho 39 anos agora mas nao tinha condicao de estudar antes pois tive 6 filhos , estou procurando curso nesta area mas aqui onde moro nao tem e tambem nao tenho condicoes de pagar entao tento uma bolsa mas esta dificil ,me ajudem por favor,

  7. Oi eu encontrei uma tarca de barro enterrada a 2 metrô do chao ele é antiga queria alguma resposta meu Whatsapp 92 999022530

  8. Olá   . Gostaria de uma conversa com algum especialista sobre Pinturas rupestres encontradas em uma localidade de Parnaguá Piauí . São muitas. Rochas enormes e suposto lugar de morada de povos muitos antigos. Ossos enterrados lá.  Verifiquei com um aparelho mais ñ fiz nenhum escavamento..Esse é um assunto importante para vcs e achei que deveria compartilhar. Não foi feito nenhum projeto de arqueologia ali.  Tipo,como visita. Por favor. Me passem o contato whats. Tenho imagens e posso envia-las. Gostaria que analisa-sem e supostamente se houvesse como ,virem fazer uma procura aqui. São muito antigas as pinturas. Não são imagens de animais . Más sim representações  de pessoas e outras coisas estranhas  . Circunferências, furos consecutivos na pedra e outros. Sequências de figuras .  Coisas muito interessantes e aparentemente de datação muito antiga. Suponho que há ossos . Preciso de uma conversa detalhada.

  9. Eu achei uma ponta de lança,parece feito bem manualmente e parece ser de ouro,C puder entrar em contato no whats mando foto 67992516030

  10. Bom dia. Meu nome é Márcio Conceição de Santana. Sou prof. de História da educação básica, também atuo na área agronômica, mais precisamente no município de Monte Alegre de Sergipe, alto sertão sergipano. E nas minhas andanças achei o que parece ser um utensílio lítico do tipo triturador de grãos. Em tempo, enviarei as fotos do objeto.

    • Oi Márcio, você poderia enviar essas informações e as fotos para nosso e-mail (arqueologiaeprehistoria@gmail.com)? Assim poderemos te ajudar melhor

  11. Olá achamos um pedra a mais o menos uns 15 anos em uma escavação na nossa cidade para construir uma casa, gostaria de saber se é pré história ?! Tem algum valor ? A tintura nela está perfeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *