Por Larry O’Hanlon, da Discovery News
Os seres humanos de hoje comem gorilas e chimpanzés, então por que nossos ancestrais pré-históricos recusariam-se em preparar um Neanderthal bem assado?
Modelo representado de um Neanderthal exposto no Museu Nacional de Pré-História em Eyzies-de-Tayac, Dordogne, França.
“Exceto em sua nativa África, em outros continentes, o Homo sapiens pode ser considerado como uma espécie exótica invasora“, escrevem os pesquisadores Policarpo Hortola e Bienvenido Martínez-Navarro da Universitat Rovira i Virgili de Tarragona, na Espanha. Eles publicaram suas hipóteses na edição de maio da revista Quaternary International.
Hoje há casos intermináveis de espécies invasoras dizimando espécies nativas em todo o mundo. Então, talvez no final do Pleistoceno, foi o mesmo quando os seres humanos se espalharam para a Europa e Ásia, onde o Homo neanderthalensis era apenas mais grande mamífero de reprodução lenta.
“Nós pensamos que os seres humanos modernos, que ocuparam os mesmos nichos ecológicos com os neandertais, mas com a tecnologia mais evoluída, em sua colonização dos novos territórios europeus competiram diretamente com os neandertais para alimentos e outros recursos naturais“, escreve Martínez-Navarro, em uma resposta enviada para Discovery News.
Há outros exemplos de espécies muito semelhantes sobrepostas e, eventualmente, uma deles sendo empurrada para fora, explicou Martínez-Navarro, especialmente envolvendo carnívoros fora da África.
As espécies africanas de tigre de dentes de sabre, por exemplo, se espalhou para a Eurásia cerca de 1,8 milhões de anos atrás e levou ao desaparecimento de uma espécie muito estreitamente relacionada lá. E a chegada da hiena Africana manchada na Eurásia coincide com a extinção da hiena gigante de face curta cerca de 800.000 anos atrás.
Claro, isto é apenas sugestivo, e não há provas concretas de que os Homo sapiens seguiram o mesmo padrão de outros predadores africanos.
“A única maneira de testar é encontrar evidências diretas de marcas alimentares humanos modernos sobre restos de neandertais, como cortes ou marcas de quebra em ossos em … artefatos feitos por seres humanos modernos“, explicou Martínez-Navarro.
Até agora, a evidência não é muito lá convincente, explicou o paleoecologista JR Stewart, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido. “Isso é interessante, porque na realidade os restos de neandertais com marcas de corte são geralmente encontrados em depósitos cheios de artefatos de Neanderthal e não com artefatos humanos“, disse Stewart. “Isto sugere que eles foram comidos pelos Neandertais“.
Isso não desmente a hipótese de qualquer um, isso apenas significa que vamos ter de ver se alguma evidência é encontrada para apoiá-la.
“A ideia de que os seres humanos caçaram os neandertais até extinção, como parte da extinção da megafauna é nova“, disse Stewart. “Não é que os seres humanos mataram todos em um ‘genocídio’, o que já foi sugerido.”
E, apesar de Stewart não estar considerando a nova hipótese “improvável”, ele concordou que todas as hipóteses “precisam ser expressas e consideradas.”
[…] Veja a matéria publicada aqui no Arqueologia e Pré-História: http://arqueologiaeprehistoria.com/2013/05/22/teriam-os-homo-sapiens-cacado-e-comido-os-neandertais/ […]